Região

A Região Demarcada do Douro é a mais antiga região vinícola do mundo, e situa-se no nordeste de Portugal, dividida em tres grandes zonas: o Baixo Corgo, o Cima Corgo e o Douro Superior.

Esta região singular e montanhosa, possui condições climáticas e geológicas muito particulares, sendo caracterizada por grandes amplitudes térmicas.

A formação de microclimas e a abundância do xisto no solo, ajuda a compensar as variações acentuadas de temperatura, adquirindo atributos muito diferentes que se reflectem na qualidade das vinhas.

 

As paisagens imponentes e as condições naturais tão típicas dão a cor e a forma à Região Demarcada do Douro - Património Mundial da UNESCO.

 

Douro-terra de solidárias gerações, de vales profundos que o rio cavou no xisto ao longo dos séculos.

 

Socalcos torneados pelas mãos de artistas, que ora surrubam, plantam, enxertam e podam, ora vindimam, pisam e trasfegam o precioso néctar, produto das vinhas desses socalcos suspensos na paisagem.

 

E é neste palco gigantesco e majestoso que o Douro representa a sua peça.

 

Paisagens indescritíveis às quais ninguém pode ficar indiferente, só possível graças ao esforço incansável  e criativo dos homens do Douro.